Águas de Barcelos

Abastecimento de Água

  38.800 Clientes, 3.400.000 m3 de água fornecida por ano

"Selo de Qualidade Exemplar para o Consumo Humano"

A Águas de Barcelos tem como compromisso garantir o abastecimento de água, assegurando os mais elevados padrões de qualidade, a melhoria contínua da eficiência e da qualidade de serviço prestado ao cliente, em cumprimento com os princípios de sustentabilidade, equidade e de universalidade de acesso.

A rede de abastecimento de água em exploração tem uma extensão de cerca de 1.293km. Atualmente, todas as freguesias são servidas pelo Sistema Público de Abastecimento, sendo a acessibilidade física ao serviço de 93,6%.

A água distribuída provém, na sua quase totalidade, da Estação de Tratamento de Água de Areia de Vilar da empresa Águas do Norte, SA (96.82%). Esta ETA que foi contruída com a finalidade de captar e tratar água do rio Cávado para consumo humano, serve diversos concelhos e dispõe de uma capacidade instalada de 600.000 habitantes.

ETA Areia de Vilar
(Estação de Tratamento de Água de Areias de Vilar)

Atualmente existem apenas dois sistemas de captação independentes em funcionamento que representam 0,52% da água distribuída no concelho.

A Água de Barcelos foi distinguida com o "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano 2018". Este selo de qualidade insere-se nos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos, promovidos pelo jornal Água & Ambiente e pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), tendo sido atribuídos pela primeira vez em 2013. A Aguas de Barcelos tem sido distinguida com este selo de qualidade desde o primeiro ano da sua atribuição, sendo um motivo de orgulho este reconhecimento da excelente qualidade da água fornecida aos seus clientes.