Águas de Barcelos

Água Segura

Educar as novas gerações sobre a água é fundamental. Ao crescerem consencientes sobre a importância deste recurso, irão certamente adotar comportamentos responsáveis com vista à salvaguarda da saúde das populações e à proteção do ambiente, participando ativamente no processo de mudança comportamental para a utilização sustentável da água.

Foi para responder a esta necessidade que nasceu o projeto educativo “Água Segura”, da iniciativa da Somague Ambiente e da Águas de Barcelos.

O projeto consiste, na sua essência, na formação dos alunos sobre a importância da água, os principais problemas associados à água que afetam a humanidade e ecossistemas, como a poluição e a utilização excessiva das reservas de água doce, bem como as respostas aos problemas da água que passam, entre outras medidas, pelo combate ao desperdício e pelo ciclo urbano da água. Este último assegura o tratamento e distribuição de água potável à população, salvaguardando assim a sua saúde, e a recolha e tratamento dos esgotos, contribuindo para a recuperação da qualidade das nossas reservas de água doce.

Implementado em 2013 pela Águas de Barcelos, o projeto é apoiado pela ARS Norte, ERSAR e Águas do Norte. Atualmente está presente em 65 escolas de 9 agrupamentos escolares do concelho, o que corresponde a cerca de 100% das escolas públicas do ensino básico do concelho.

Além das ações letivas, os alunos participam num concurso interescolar de desenho sobre os “Ciclos naturais e urbanos da água”, onde os desenhos mais precisos, criativos e originais são premiados.