Uso Sustentável da Água

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, realizamos palestras sobre “O Uso Sustentável da Água”, com uma duração de 50 minutos, para os alunos do 5 ou 6.º ano e 7.º ou 8º ano, a realizar por turma, em coordenação com o professor de cidadania.

Esta ação educativa visa promover um conjunto de comportamentos assertivos, relativos ao uso da água para a promoção da saúde, a proteção das reservas de água na sua origem e o combate ao desperdício desde bem essencial.

As palestras pretendem reforçar o conhecimento relativo à importância da água como suporte à vida e às diversas atividades económicas, os principais problemas que afetam a sua disponibilidade em quantidade e qualidade (excesso de utilização e poluição) e as principais respostas a esses problemas que passam pelo ciclo urbano da água e à adoção de um conjunto de novos comportamentos, de forma a satisfazer o abastecimento seguro e económico de água potável às populações sem comprometer a sua disponibilidade atual e futura.

Os comportamentos assertivos que se pretendem promover, passam pela utilização e bom uso das redes públicas de água e de saneamento de Barcelos bem como de um conjunto de medidas adequadas de combate ao desperdício e à poluição da água que abrangem, naturalmente, também o uso da energia elétrica e a gestão doméstica dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Ainda no âmbito deste projeto educativo, os alunos preenchem uma ficha de avaliação “on-line” antes e após a sessão letiva /palestra de forma a monitorizar a ação educativa.

É ainda promovido um concurso facultativo de vídeo, por equipas de 4 a 5 elementos, para os alunos do 5.º ou 6.º ano e outro para os alunos do 7.º ou 8º ano, que visa a sensibilização para o uso responsável da água.

Ficheiros para Descarregar