Águas de Barcelos desafiou os alunos do concelho ANUNCIADOS OS VENCEDORES DO CONCURSO DE POESIA «FALAR DE ÁGUA COM AMOR»

06/07/2021

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Poesia sob o tema «Falar de Água com Amor». Uma iniciativa promovida pela Águas de Barcelos junto dos alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico, como forma de assinalar o Dia de São Valentim.

Foram mais de 600 poemas a concurso e os grandes vencedores foram: Gonçalo Miguel C. Maciel no 1º prémio, da Escola Básica Abade de Neiva; Matilde Abreu Pimenta no 2º prémio, Escola Básica de Arcozelo e Matilde Barbosa Sousa no 3º prémio, da Escola Básica de Aborim. O 1º Prémio receberá um portátil híbrido, o 2º Prémio um portátil e o 3º Prémio um tablet. A escola do 1º vencedor, Escola Básica Abade de Neiva, receberá um vídeo projetor.

Esta iniciativa realizou-se pelo 7º ano consecutivo, e abrangeu todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, ensino público e privado. Teve como objetivo desafiar os alunos do 3º e 4º ano das escolas básicas, a escreverem um poema que contivesse as palavras ‘Águas’ e ‘Barcelos’, com o propósito de estimular, junto dos mais jovens o gosto pela escrita e pela leitura. Todos os participantes receberam um diploma de participação.

O júri do concurso mantém-se. São eles Joana Luísa Matos, Victor Pinho e José António Serra.

 

POEMA VENCEDOR – “Água com Amor”

Autor: Gonçalo Miguel C. Maciel, da Escola Básica de Abade de Neiva

“Água pura”

Água pura, água doce

Da nascente até ao mar

Corre, corre sem parar

Todos a querem saborear.

 

Gota a gota vem da chuva

Das nuvens do céu, silenciosa

Faz, onda a onda, a maré,

Flui, rio em rio, maravilhosa!

 

Água de Barcelos

Amiga das flores do meu jardim!

Límpida e fresca todo o ano

Vem, com amor, até mim.

 

Moro à beira do rio

Vejo a água correr

Em Barcelos, ao nascer do sol,

Faz um espelho aparecer.

 

Poça na rua,

Salto a brincar

A água é minha e é tua

Temos, pois, de a poupar!